Nova diretoria assume o CCSE.

04/06/2012 11:28

Posses e reconduções de cargos envolvendo coordenadores de cursos e chefes de departamento aconteceu nesta sexta, dia 1º de junho, no auditório do Centro, localizado no campus I, bairro do Telégrafo, Belém-PA.

Na sexta-feira, dia 1o de junho, foi a vez de a reitora Marília Brasil Xavier empossar a gestão eleita do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). No auditório do campus I, no bairro do Telégrafo, foram nomeados oficialmente diretor e vice-diretor para o quadriênio 2013/2016, respectivamente, Pedro Franco de Sá e José Ribamar Costa de Carvalho. Ainda durante a cerimônia foram anunciados os nomes que assumirão as coordenações dos cursos do CCSE para o biênio 2013/2014. Um coquetel servido no hall do auditório recepcionou os presentes ao final do evento.

 
A mesa oficial da solenidade foi composta pela reitora e ainda pelo secretário adjunto de Logística da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), José Croelhas, representando os secretários Cláudio Cavalcanti Ribeiro, e Nilson Pinto, titular da Secretaria de Estado de Promoção Social (Sepros); Ionara Terra, pró-reitora de Graduação (Prograd); Mariane Franco, pró-reitora de Extensão (Proex);  Maria José Cravo, ex-diretora do CCSE; e Pedro Sá, coordenador eleito do Centro. As eleições para definir a nova gestão do CCSE aconteceram em 25 de abril, envolvendo a capital e os núcleos do interior onde há oferta de cursos ligados ao Centro.
 
Antes de empossar e reconduzir a nova gestão, a reitora Marília Brasil entregou portarias de elogio a Maria José Cravo e seu vice-diretor, Gilberto Vogado, pela excelência dos serviços prestados no quadriênio 2009/2012. Creuza Barbosa dos Santos, coordenadora reeleita do curso de Licenciatura em Pedagogia; Wenceslau Otero Alonso Jr., coordenador reeleito de curso de Licenciatura em Letras; José Ribamar Costa de Carvalho, ex-coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Naturais; Rosilene Pacheco Quaresma, ex-coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Religião; Valdecira Lamego Paulino, coordenadora reeleita do curso de Licenciatura em Música; Joelciléia de Lima Ayres Santiago, coordenadora reeleita do curso de Licenciatura em Filosofia; Antônio de Pádua de Mesquita dos Santos Brasil, coordenador reeleito do curso de Licenciatura em Geografia; e Rubens Vilhena Fonseca, ex-coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, também receberam a homenagem.
 
Após as honrarias, veio a hora de conceder os termos de posse e de recondução de cargo a quem é de direito. Conforme decidido nas urnas, a nova configuração da gestão do CCSE se faz com direção de Centro de Pedro Franco de Sá; vice-direção de Centro com José Ribamar Costa de Carvalho; curso de Licenciatura em Geografia com Antônio de Pádua de Mesquita dos Santos Brasil; Licenciatura em Letras com Wenceslau Otero Alonso Jr.; curso de Licenciatura em Filosofia com Joelciléia de Lima Ayres Santiago; curso de Licenciatura em Música com Valdecira Lamego Paulino; Licenciatura em Pedagogia com Creuza Barbosa dos Santos; curso de Licenciatura em Ciências Naturais com Tânia Roberta Costa de Oliveira; curso de Licenciatura em Ciências da Religião com Maria de Lourdes Melo e curso de Licenciatura em Matemática com Gilberto Emanoel Reis Vogado. As chefias de departamento, que não carecem de formalização de posse, também mudam a partir desta sexta, 1: no Departamento de Educação Especializada, Marli Almeida; no Departamento de Linguagem e Literatura, Marcos Jaime;
no Departamento de Artes, Lúcia Couceiro; no Departamento de Ciências Naturais, Adalcindo Duarte; e no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, Lana Cláudia Macedo da Silva.
 
Marília Brasil lembrou que a Universidade é uma instituição em construção, e que construção se faz a partir de sonhos. "Sem utopia não há realidade. É a utopia que nos permite ter atitude para mudar as coisas, para tornar real aquilo que se quer. Gestão pública é um caminho de muitas demandas e desafios, e é preciso ter serenidade para aceitar isso. Nossa história, a história da Uepa é uma história de sucesso, e ela assim se fez porque é feita de pessoas que se dispuseram a ir contra as adversidades. Nossa caminhada é rica, mesmo quando faltam alguns equipamentos, alguns recursos. Não fosse, não teríamos conseguido, por exemplo, aumentar o número de 24 doutores em atividades na Uepa em 2007 para 163 em 2012. O CCSE tem a seu favor o fator diversidade, e eu desejo que essa qualidade do Centro continue a contribuir com a contínua construção do nosso grande projeto que é a Universidade", declarou a reitora.   
 
Croelhas também teve um momento para se dirigir ao público e disse estar honrado em participar da solenidade. "Entendam a dimensão e o significado que a Uepa tem para a Seduc. O desafio de vocês é extraordinário, e, na verdade, é uma espécie de complemento ao trabalho que nós fazemos: oferecemos a Educação Básica, vocês se responsabilizam pelo resto. É uma Universidade referência para a sociedade paraense, que precisa e muito da Uepa", elogiou.
 
Em seu último discurso enquanto coordenadora, Maria José Cravo disse que assumiu seu cargo se propondo a ser humilde para partilhar decisões, coragem para enfrentar desafios e com respeito ao trato da coisa pública. Quatro anos depois, ela afirmou estar consciente de que cumpriu seu propósito e deixa uma contribuição positiva para o CCSE. "Essa gestão é nossa. A diversidade de pensamentos impera dentro do CCSE, mas não impediu o consenso, e constatar isso é sinal de que o Centro amadureceu", declarou. "Apesar das dificuldades, conseguimos reestruturar alguns espaços, hoje contamos com um Restaurante Universitário, dentre outros avanços. Desejo êxito aos gestores que entram agora e aos que continuam, que vocês tenham sucesso em corrigir o que ainda é preciso", falou.
 
Em nome dos coordenadores, Creuza Barbosa fez um pronunciamento, e deu parabéns aos que entram agora, aos que ficam e aos que deixam os cargos de gestão. "Desejo uma boa jornada aos que permanecem gestores, porque lidar com licenciaturas, como faz o CCSE, significa deter uma grande responsabilidade em relação à formação de professores que atuam em todo o Estado. Gerenciamos aqui cursos que abrem diversas possibilidades diante do cenário da Educação Básica. Não tenho dúvidas que só temos a melhorar daqui para frente, e insisto para que todos nos comprometamos em fazer a diferença na formação de novos professores", discursou a coordenadora do curso de Pedagogia.
 
Emocionado, Pedro Sá, em sua fala, lembrou-se de que quando ingressou na instituição, em 1992, a Universidade do Estado do Pará ainda não existia, e de que desde lá, buscou fazer um trabalho que priorizasse a qualidade e o respeito ao ser humano, e que esses princípios lhe guiaram ao posto que hoje ele assumiu. "Nada disso eu fiz sozinho, gostaria de dizer que eu e o vice-diretor, prof. Ribamar, somos muito gratos a todos aqueles que nos acreditaram e nos apoiaram. Nosso centro é singular porque é constituído de diversidade de pensamentos, pensamentos esses que não se sobrepõem, no entanto, na busca pelo que é melhor para o próprio Centro e para a Universidade como um todo", assegurou. O novo diretor do CCSE garantiu que tem um "projeto audacioso" de trabalho que norteará sua administração e citou cada chefe de departamento eleito, pedindo para que os que estivessem presentes no auditório se levantassem. "Que Deus nos dê sabedoria para que mudemos e melhoremos o que for possível mudar e melhorar", finalizou.