Educação e Criminalidade

05/12/2012 02:57

 

Criminalidade: prevenir com educação

 

 

          A criminalidade em nossas cidades vem aumentando de forma assustadora nas últimas décadas, em meio a fatores que contribuem com essa realidade, estão as drogas, o descaso de políticas públicas, a infraestrutura precária, a falta de comprometimento do país com relação à estrutura educacional que seu filho está inserido, entre muitos outros. Hoje, nas grandes cidades brasileiras, não existe sequer uma pessoa que não tenha sido vítima de violência, que não tenha se deparado com uma situação constrangedora. A educação pode ser antídoto contra a escalada da criminalidade? As pessoas destituídas de uma educação de qualidade, ou de uma condição normal socioeconômica estão inseridas no contexto da criminalidade? De quem é a culpa, do sistema ou da sociedade em geral?

            A violência tornou-se cotidiana e se encontra difundida na sociedade. As Secretarias da Polícia Militar de todos os estados brasileiros divulgam constantemente dados que indicam o aumento alarmante da violência e da criminalidade. A educação poderá sim ser um remédio contra o aumento da criminalidade, se estiver junto com políticas públicas estruturadas, dando as pessoas o total acesso à saúde, trabalho, cultura e lazer. Com certeza, a educação isoladamente não dará conta da criminalidade. A educação não trabalhada no contexto do ser humano, desde sua infância, o jogará a mercê da criminalidade, a qual será um refúgio para seu descontentamento. Entretanto, não se pode dizer que a condição socioeconômica de um indivíduo o levará a criminalidade, uma vez que, os maiores responsáveis pelos problemas de violência em nosso país são os criminosos de paletós, que muitas vezes desviam recursos que serviriam para educar uma pessoa, ou até mesmo para alimentá-la. Encontrar um culpado não é a melhor saída, pois o mais importante é saber que a educação é sem dúvida, a única saída para o desenvolvimento ético de uma sociedade.

         É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que se pode reverter a situação da violência, porém precisam-se trabalhar questões como cidadania e respeito, mostrando à criança o que é direito e dever, o que é certo e errado, não se trata apenas de ensinar a ler e a escrever, mas de levar a educação para o cotidiano. A educação é fundamental à melhoria da qualidade de vida de um indivíduo, mas não pode ser considerado um elemento isolado, a educação pode melhorar o nível de vida das pessoas, na medida em que elas se educam e se tornam melhores cidadãos.

 

Por: Max Janner